sábado, 7 de maio de 2011

Anos 1980

Notáveis destaques para a música Pop nos anos 80 são o lançamento do sexto e sétimo álbuns de Michael Jackson:Thriller, que se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos, conta com seus maiores sucessos como "Billie Jean" (com essa música que era realizado seu passo de dança mais famoso, o Moonwalk), "Beat It" e a canção "Thriller", que conta com o videoclipe mais revolucionário da história (anos depois a MTV nomeou-o como o Melhor Videoclipe da História). E em 1987, Michael lançou Bad, que por muitos anos foi o segundo álbum mais vendido da história. Atualmente ainda continua entre os mais vendidos. Tal álbum é o 1º a conseguir 5 músicas em 1º lugar na Billboard Hot 100. Destaques para canções como: "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Smooth Criminal". Foi para a divulgação desse último álbum que Jackson realizou a turnê mais lucrativa da década.

Cyndi Lauper, considerada uma das maiores cantoras dos anos 1980.

Seu primeiro álbum, She's So Unusual lhe trouxe notoriedade no mundo inteiro. She's So Unusual obteve 6 discos de platina apenas nos EUA por vendas de 6 milhões de cópias no país, certificados pela RIAA e 9 milhões no mundo.[2]Também entrou para a lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone[3] e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame.[4] Seu primeiro álbum fez com que Cyndi se transformasse na primeira mulher do mundo a ter cinco singles de um mesmo álbum na parada de sucessos da revista americana Billboard. Em 2009recebeu o prêmio BMI Millionaire Award por sua canção "Time After Time" nos Estados Unidos. Esta canção, que foi a primeira de Cyndi a conquistar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 em 1984 e foi certificada com platina nos EUA, pelaRIAA.[2][5][6] Já sua canção Girls Just Want to Have Fun, que é um dos maiores hinos feministas de todos os tempos, conquistou 3 discos de ouro e 2 discos de platina, com vendas físicas superiores a 2 milhões de cópias, certificados pelaRIAA nos EUA.[2] A canção se encontra na 120ª posição na lista feita pelo Rock And Roll Hall of Fame, das "500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll",[7] e seu clipe é considerado pela MTV o 39ª "Melhor Videoclipe já Feito em Todos os Tempos".[8] Cyndi Conquistou diversos prêmios, entre os mais importantes, o Grammy de artista revelação de 1984 e, no mesmo ano, o MTV Video Music Awards de melhor videoclipe feminino.[9][10] Ao longo de sua carreira teve diversos hits, entre eles "True Colors", "All Through the Night", "I Drove All Night", "She Bop", "Change of Heart" e "Into The Nightlife".

Madonna - a "Rainha do Pop".

Surgimento da New Wave e uma das grandes sensações da época, Madonna; esta foi um dos maiores ícones da década, sendo então a inspiração de vários adolescentes e jovens. Dentre os maiores hits da época se destacam "Everybody", "holiday", "Like A Virgin" que acabou que por se tornando o maior hit de Madonna sendo uma das canções mais polemicas da historia do pop, "Material Girl", "Dress You Up", "Crazy For You", "True Blue", "La Isla Bonita", "Like A Prayer" entre outros.

Janet Jackson, deu início a sua carreira com 16 anos em 1982, com a supervisão de seu pai. Mas apenas em 1986, com o álbum Control, Janet triunfa com mais de 14 milhões de cópias mundialmente vendidas. Control é um disco concebido no senso de independência de Janet, com 5 de seus 7 singles do álbum no Top 5 do Hot 100 da Billboard. Em 1989 com o álbum Janet Jackson's Rhythm Nation 1814 Janet firma-se como uma grande vendedora de discos, com mais de 30 milhões de cópias vendidas. De tal álbum, a cantora lançou 8 singles, 7 deles alcançaram o 1º lugar da Billboard Hot 100.[11]

Em junho de 1989, Cher lançou o videoclipe de "If I Could Turn Back Time", onde aparece a bordo de um navio de guerra e simula movimentos sexuais para uma multidão de marinheiros, vestindo o icônico maiô em "V" assinado por Bob Mackie que deixava à mostra uma tatuagem de borboleta em suas nádegas.[12] O vídeo foi o primeiro da história a ser banido pelaMTV, por conta do seu teor considerado "sexualmente explícito".[13] A censura gerou controvérsia por parte do público e protestos foram organizados em frente à sede da emissora.[14] Diante da incontrolável popularidade do videoclipe, o canal retomou sua decisão e passou a exibi-lo a partir das nove horas da noite. A canção foi incluída em seu vigésimo primeiro álbum de estúdio, Heart of Stone.[15] O The New York Times descreveu o álbum como um "marco" na "evolução do glam metal", e declarou que "no mundo do entretenimento, há Cher e então há todo o resto". Heart of Stone recebeu certificado de três vezes platina pela RIAA e vendeu onze milhões de cópias em todo o mundo, com três milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos.

Michael Jackson, considerado o "Artista da Década" e anos posteriores "Artista do Milênio", tornou-se "O Rei", Cher a "Deusa do Pop",Madonna a "Rainha do Pop" e Cyndi Lauper a "Imperatriz do Pop" Também notórias as presenças de Kylie Minogue, Pet Shop Boys,Prince, Janet Jackson, Duran Duran, A-Ha, Depeche Mode, New Order, The Police, Blondie , Tears For Fears, Paula Abdul, Whitney Houston, Phil Collins, Roxette, Culture Club , George Michael, Laura Pausini e Simply Red.

Nenhum comentário:

Postar um comentário