sábado, 7 de maio de 2011

Anos 1990

Os Anos 1990 e o século XXI foram marcados pelo ressurgirmento das têndencias das boy bands (grupos compostos por 5 a 6 garotos vocalistas) e das girl groups (grupos musicais composto de 4 a 5 garotas vocalistas).

Do Reino Unido vieram boybands como Take That, Blue e Five, e enquanto a Austrália trazia Boys from Oz. E grupos irlandeses durante esse período incluem Boyzone e Westlife. Já as grupos femininos mais conhecidos foram Sugababes,All Saints, TLC e Destiny's Child. A mais famosa de todos os grupos foram as Spice Girls, que em três álbuns venderem mais de 55 milhões de álbuns.

Os EUA trouxe New Edition, New Kids on the Block seguido pelos Backstreet Boys, Hanson e 'N Sync e, na virada do milênio o cantor afro-americano: Brian McKnight e as pop princess: Britney Spears, e Christina Aguilera e as aspirantesJessica Simpson e Mandy Moore.

Mariah Carey lança sua carreira e o mundo conhece seu maior sucesso, Hero. Depois da separação de seu marido,resolve colocar em seus álbuns parcerias com rappers que fizeram bastante sucesso como a canção Fantasy,fórmula seguida por cantoras atuais como Rihanna,Beyoncé,entre outras..

Madonna lança mais 8 álbuns, sendo 3 deles trilas-sonoras (With Honors, de 1994; Evita, de 1996 e Austin Powers: The Spy Who Shagged Me, de 1999 - todos eles tiveram singles lançados) e 2 coletâneas (The Immaculate Collection, de 1990 que é a coletânea mais vendida da história somando mais de 30 milhões de vendas e Something to Remember, de 1995). Erotica, de 1992, seu álbum mais polêmico, não vendeu muito bem em relaçao aos seus anteriores. Os outros 2 (Bedtime Stories, de 1994; Ray of Light, de 1998) tiveram ótimas vendas.

Madonna em 2006 em sua Confessions tour (segunda maior turnê de uma artista feminina)

O cantor Michael Jackson, apesar de se envolver em muitas polêmicas nesta década, abre a década com o sucesso do álbum Bad, lançado ainda na década anterior, e lança mais três álbuns: Dangerous (o álbum masculino mais vendido nessa década), o álbum foi puxado pela música carro-chefe Black or White que detém o recorde de Maior Audiência em uma estreia de videoclipes. Depois deBlack or White, outros sucessos também foram consagrados como Heal the World,Will You Be There (canção tema do filme Free Willy), Remember the Time, entre outras. HIStory: Past, Present and Future – Book I (o álbum duplo mais vendido da história e com a maior campanha publicitária da história), contem 2 CDs: No 1º uma seleção de seus maiores sucessos até então, e o disco 2 só há músicas inéditas, como They Don't Care About Us (uma das músicas de Michael mais populares no Brasil, já que seu videoclipe foi gravado em Salvador e no Rio de Janeiro), You Are Not Alone (1ª música a estrear em 1º lugar na Billboard), Earth Song (canção nº 1 na Europa), Scream, com parceria de sua irmã Janet Jackson (videoclipe mais caro da história), Childhood (canção tema do filme Free Willy 2) e notoridade para a última canção do álbum: Smile, sua música favorita. Blood On The Dance Floor (o álbum de remix mais vendido da história. Obviamente todos são muito bem-sucedidos e firmam ainda mais o título de Rei do Pop. Em 1999, Michael Jacksonrealizou também 2 shows beneficentes: Michael Jackson and Friends: What More Can I Give.

As Spice Girls e os Backstreet boys foram os grupos teens que mais atingiram o bons resultados e posições marcantes da história da Billboard nos anos 90.

Após a morte de Sonny, Cher decide lançar Believe, um álbum voltado para a dance music e dedicado ao ex-marido e parceiro musical. Em um mês, o primeiro single do disco, Believe, alcançou a primeira posição nas rádios em 23 países ao mesmo tempo. A canção elevou a carreira de Cher a um nível inimaginável. O álbum seguiu a mesma tendência e vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, recebendo certificado de 4x Platina nos Estados Unidos e em outros 19 países. Na Europa, Believe permaneceu na primeira posição por dezesste semanas consecutivas. Em março de 1999, "Believe" atingiu o número um em 23 países ao redor do mundo simultaneamente, tornando-se a canção mais tocada nas rádios de todos os tempos e o single mais vendido do ano.[16
]

Nenhum comentário:

Postar um comentário