Notáveis destaques para a música Pop nos anos 80 são o lançamento do sexto e sétimo álbuns de Michael Jackson:Thriller, que se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos, conta com seus maiores sucessos como "Billie Jean" (com essa música que era realizado seu passo de dança mais famoso, o Moonwalk), "Beat It" e a canção "Thriller", que conta com o videoclipe mais revolucionário da história (anos depois a MTV nomeou-o como o Melhor Videoclipe da História). E em 1987, Michael lançou Bad, que por muitos anos foi o segundo álbum mais vendido da história. Atualmente ainda continua entre os mais vendidos. Tal álbum é o 1º a conseguir 5 músicas em 1º lugar na Billboard Hot 100. Destaques para canções como: "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Smooth Criminal". Foi para a divulgação desse último álbum que Jackson realizou a turnê mais lucrativa da década.
Seu primeiro álbum, She's So Unusual lhe trouxe notoriedade no mundo inteiro. She's So Unusual obteve 6 discos de platina apenas nos EUA por vendas de 6 milhões de cópias no país, certificados pela RIAA e 9 milhões no mundo.[2]Também entrou para a lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone[3] e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame.[4] Seu primeiro álbum fez com que Cyndi se transformasse na primeira mulher do mundo a ter cinco singles de um mesmo álbum na parada de sucessos da revista americana Billboard. Em 2009recebeu o prêmio BMI Millionaire Award por sua canção "Time After Time" nos Estados Unidos. Esta canção, que foi a primeira de Cyndi a conquistar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 em 1984 e foi certificada com platina nos EUA, pelaRIAA.[2][5][6] Já sua canção Girls Just Want to Have Fun, que é um dos maiores hinos feministas de todos os tempos, conquistou 3 discos de ouro e 2 discos de platina, com vendas físicas superiores a 2 milhões de cópias, certificados pelaRIAA nos EUA.[2] A canção se encontra na 120ª posição na lista feita pelo Rock And Roll Hall of Fame, das "500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll",[7] e seu clipe é considerado pela MTV o 39ª "Melhor Videoclipe já Feito em Todos os Tempos".[8] Cyndi Conquistou diversos prêmios, entre os mais importantes, o Grammy de artista revelação de 1984 e, no mesmo ano, o MTV Video Music Awards de melhor videoclipe feminino.[9][10] Ao longo de sua carreira teve diversos hits, entre eles "True Colors", "All Through the Night", "I Drove All Night", "She Bop", "Change of Heart" e "Into The Nightlife".
Surgimento da New Wave e uma das grandes sensações da época, Madonna; esta foi um dos maiores ícones da década, sendo então a inspiração de vários adolescentes e jovens. Dentre os maiores hits da época se destacam "Everybody", "holiday", "Like A Virgin" que acabou que por se tornando o maior hit de Madonna sendo uma das canções mais polemicas da historia do pop, "Material Girl", "Dress You Up", "Crazy For You", "True Blue", "La Isla Bonita", "Like A Prayer" entre outros.
Janet Jackson, deu início a sua carreira com 16 anos em 1982, com a supervisão de seu pai. Mas apenas em 1986, com o álbum Control, Janet triunfa com mais de 14 milhões de cópias mundialmente vendidas. Control é um disco concebido no senso de independência de Janet, com 5 de seus 7 singles do álbum no Top 5 do Hot 100 da Billboard. Em 1989 com o álbum Janet Jackson's Rhythm Nation 1814 Janet firma-se como uma grande vendedora de discos, com mais de 30 milhões de cópias vendidas. De tal álbum, a cantora lançou 8 singles, 7 deles alcançaram o 1º lugar da Billboard Hot 100.[11]
Em junho de 1989, Cher lançou o videoclipe de "If I Could Turn Back Time", onde aparece a bordo de um navio de guerra e simula movimentos sexuais para uma multidão de marinheiros, vestindo o icônico maiô em "V" assinado por Bob Mackie que deixava à mostra uma tatuagem de borboleta em suas nádegas.[12] O vídeo foi o primeiro da história a ser banido pelaMTV, por conta do seu teor considerado "sexualmente explícito".[13] A censura gerou controvérsia por parte do público e protestos foram organizados em frente à sede da emissora.[14] Diante da incontrolável popularidade do videoclipe, o canal retomou sua decisão e passou a exibi-lo a partir das nove horas da noite. A canção foi incluída em seu vigésimo primeiro álbum de estúdio, Heart of Stone.[15] O The New York Times descreveu o álbum como um "marco" na "evolução do glam metal", e declarou que "no mundo do entretenimento, há Cher e então há todo o resto". Heart of Stone recebeu certificado de três vezes platina pela RIAA e vendeu onze milhões de cópias em todo o mundo, com três milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos.
Michael Jackson, considerado o "Artista da Década" e anos posteriores "Artista do Milênio", tornou-se "O Rei", Cher a "Deusa do Pop",Madonna a "Rainha do Pop" e Cyndi Lauper a "Imperatriz do Pop" Também notórias as presenças de Kylie Minogue, Pet Shop Boys,Prince, Janet Jackson, Duran Duran, A-Ha, Depeche Mode, New Order, The Police, Blondie , Tears For Fears, Paula Abdul, Whitney Houston, Phil Collins, Roxette, Culture Club , George Michael, Laura Pausini e Simply Red.
Nenhum comentário:
Postar um comentário